Fraturas da Face
As fraturas de face são muito frequentes nos grandes centros urbanos. As principais causas são os acidentes automobilístiscos, motociclísticos, agressão física e acidentes de trabalho.
Os pacientes acometidos por fraturas de face podem apresentar de uma à múltiplas fraturas de face. É muito comum pacientes politraumatizados apresentarem lesões em outros membros e órgãos, por isso os pacientes devem ser atendidos e acompanhados por várias equipes de diversas especialidades.
As fraturas de face podem também, envolver os tecidos moles e estruturas nobres adjacentes à fratura como o globo ocular, dentes, nervos e vasos sanguíneos. As fraturas de face podem acometer os ossos nasais, mandíbula, maxila, complexo zigomático-orbitário e osso frontal. Os sinais e sintomas presentes nos pacientes são variados, entretanto, dor, inchaço, alteração na mordida, afundamentos e assimetrias na face são os mais frequentes.
As fraturas de face devem ser avaliadas e diagnosticadas por exame clínico e tomografia computadorizada da face, imediatamente após o trauma. O tratamento deve ser instituído idealmente em até 14 dias após o trauma ou possíveis sequelas estéticas e funcionais poderão ser permanentes ou mais difíceis para correção.
Os Cirurgiões bucomaxilofaciais são altamente treinados no tratamento cirúrgico e reconstruções dos traumatismos orais e maxilofaciais. A expertise e o conhecimento em estética e função da face, boca, maxilares e dentes tornam esta especialidade a mais indicada no tratamento das fraturas de face.
Tratamento das fraturas de face
É imperativo que o tratamento das fraturas faciais seja realizado por um cirurgião bucomaxilofacial especialista, a fim de garantir que as fraturas sejam reposicionadas na posição original e fixadas de forma adequada e estável, com técnicas menos invasivas possíveis.
Na maior parte dos casos, o primeiro atendimento é de caráter emergencial, em ambiente hospitalar. O cirurgião bucomaxilofacial age o tão breve seja possível a fim de evitar extensão dos danos já causados pelo trauma.
A grande maioria dos casos de fraturas de face necessitam tratamento cirúrgico. A cirurgia para reposicionamento e fixação das fraturas de face é necessária para restaurar o contorno facial, a estética dos dentes, o posicionamento correto dos ossos fraturados e consequentemente as funções essenciais como visão, respiração, mastigação, além é claro de eliminar a dor associada a estes traumas.
Para este tratamento, utilizamos técnicas de cirurgias minimamente invasivas, com incisões pequenas e discretas e utilização de miniplacas e miniparafusos de titânio para assegurar a rigidez necessária aos segmentos ósseos.
A recuperação pós-operatória é rápida e confortável. Na maior parte dos casos não há necessidade de permanecer internado em hospital e não existe necessidade de permanecer com a boca amarrada. As recomendações pós-operatórias são simples e fáceis de serem cumpridas, sendo um passo importante para o sucesso do tratamento.
Dra. Amanda Zarpellon
Cirurgiã bucomaxilofacial
CRO 107.223
- Graduação em Odontologia – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Residência e Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – Hospital Santa Casa de Misercórdia de São Paulo