Cirurgia de Dentes do Siso
A presença dos dentes do siso pode causar alguns problemas então, removê-los enquanto é tempo é a melhor opção.
O que é um dente do siso?
Os “dentes do siso” são os terceiros molares. São os últimos dentes a aparecer na boca, entre as idades de 17 e 25 anos, período da vida que se relaciona com a “Idade do Juízo” por isso a denominação de “dente do juízo”.
Em geral o dente do siso é incapaz de romper a gengiva por não haver espaço suficiente nos ossos maxilares para sua acomodação em boca. Quando isso acontece são chamados de dentes inclusos ou dentes impactados.
Importância da Remoção
Se deixado incluso nos ossos maxilares, ou seja, se não fore removidos, os dentes do siso podem causar cáries nos dentes vizinhos, dor, fragilizar o osso mandibular, e ainda desenvolver cistos e tumores ou provocar uma infecção de origem dentária.
Em casos de erupção parcial do siso, quando uma parte do dente continua recoberta pela gengiva, aumenta-se a retenção de placa bacteriana na região podendo causar um quadro de infecção provocando dor e até inchaço.
A região da boca onde os sisos estão é difícil acesso para higienização, permitindo um ambiente propício para bactérias causadoras de infecção. Além disso, bactérias da boca podem causar infecções sistêmicas e doenças que afetam o coração, rins e outros órgãos a depender do estado de saúde do paciente.
Indicações
- Desenvolvimento de infecções e / ou doença periodontal;
- Dor;
- Cárie;
- Dificuldade de higienização;
- Cisto e tumor associado;
- Danos aos dentes vizinhos;
- Necessidade de espaço para movimentação ortodôntica.
Dra. Amanda Zarpellon
Cirurgiã bucomaxilofacial
CRO 107.223
- Graduação em Odontologia – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Residência e Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – Hospital Santa Casa de Misercórdia de São Paulo