Bruxismo
O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.
O bruxismo é uma condição muito comum caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja estático ou haja movimento de um dente contra o outro. Esse contato dentário pode ser silencioso ou produzir sons, e também pode ocorrer durante o sono ou durante o dia, sendo chamado assim de bruxismo de vigília.
Sinais e Sintomas
Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de bruxismo:
- Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
- Músculos da face apertados ou doloridos;
- Fadiga facial geral;
- Estalo ou clique ao abrir ou fechar a boca;
- Dor por um período prolongado nos músculos da face;
- Dor na ATM
- Dentes danificados, desgastes dentários, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
- Sensibilidade dentária;
- Dor de cabeça
Por que isso ocorre?
O bruxismo pode ocorrer devido ao estresse experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. O estresse pode ter sua origem em diversos fatores internos e externos. Dentre os fatores internos podemos incluir a alimentação, o nível de preparo físico, estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e qualidade de sono. Os fatores externos relacionados com o estresse têm a ver com o ambiente em que se vive, sua interação interpessoal e a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia, entre outros aspectos.
Tratamento
Para um tratamento efetivo é importante eliminarmos a causa do bruxismo, que como vimos acima pode ser desencadeado por diversos motivos. O tratamento através das placas oclusais evita os sintomas do bruxismo e garante maior conforto ao paciente. Buscar formas de reduzir o estresse também é importante para diminuirmos o nível e frequência do bruxismo e consequentemente seus sintomas, por isso a mudança do estilo de vida se faz necessária para um tratamento eficaz. É importante realizar o que chamamos de “higiene do sono” pois melhorando a qualidade do sono aliviamos o estresse que pode ser um gatilho para o bruxismo do sono. A prática constante de atividades físicas libera hormônios que também estão intimamente relacionados a modulação da dor, além de atuar de uma maneira positiva liberando hormônios que proporcionam sensação de bem-estar. Para os pacientes que já possuem dores na face, em consultório as terapias com aplicação de TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea) e a laserterapia trazem ótimos resultados no alívio da dor.
Dra. Amanda Zarpellon
Cirurgiã bucomaxilofacial
CRO 107.223
- Graduação em Odontologia – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Residência e Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – Hospital Santa Casa de Misercórdia de São Paulo