Apneia Obstrutiva do Sono
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença que consiste em episódios de pausas respiratórias durante o sono. As pausas geralmente são maiores que 10 segundos e são causadas pela obstrução da via aérea superior.
A condição afeta aproximadamente 25% da população adulta causando doenças como alterações cardiovasculares, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial sistêmica, alterações metabólicas e hormonais como consequência da diminuição da oxigenação. Os indivíduos que sofrem de apneia apresentam sonolência diurna, fadiga crônica, os casos costumam evoluir para algumas manifestações sistêmicas de doenças como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares e em casos mais graves podem levar a morte.
O diagnóstico é confirmado através da polissonografia, que é um estudo cardiorrespiratório que consiste na utilização de um aparelho especial para monitorar todas as etapas da sua respiração durante uma noite de sono.
Tratamentos da Apneia Obstrutiva do Sono
- Perda de Peso
- Uso do CPAP ou aparelhos intra orais
- Avanço Maxilomandibular
O primeiro passo do tratamento dos distúrbios do sono (ronco e apnéia do sono) consiste no diagnóstico do tipo e severidade do distúrbio apresentado. Existem diversas opções para o tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e são prescritos de acordo com a gravidade de cada caso. Nos quadros mais leves de ronco e apnéia, controlar os fatores de risco, principalmente a obesidade, e a posição de dormir pode ser uma forma eficaz de tratamento.
Pode também ser útil o uso de um aparelho intra-bucal que tem o objetivo de projetar a mandíbula, aumentando assim a permeabilidade das vias aéreas durante o sono. No entanto, tais aparelhos estão indicados em casos de ronco e/ou apnéia do sono em grau leve, não revelando melhorias significantes em casos severos.
Em casos persistentes, é utilizado dispositivo acoplado as narinas que gera uma pressão positiva forçando a entrada de ar durante a noite, o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure). No entanto, este dispositivo pode trazer desconforto para alguns pacientes e tem baixa taxa de aceitação devido sua pouca praticidade. Os pacientes normalmente apresentam dificuldade no uso do aparelho e queixam-se da necessidade de ter que dormir conectado a uma máquina barulhenta e desconfortável durante o resto da vida.
O tratamento mais eficaz e estável para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é através da cirurgia ortognática com a realização de avanço e rotação do complexo maxilomandibular que garante aumento do espaço das vias aéreas superiores, garantindo maior permeabilidade.
Planejamento
Diferente da cirurgia ortognática, o tratamento SAOS tem como objetivo principal um aumento do espaço da via área superior através do avanço e rotação do complexo maxilomandibular, mantendo a estética facial e a oclusão paciente em harmonia e equilíbrio.
O planejamento cirúrgico é realizado através da Tomografia Computadorizada, documentação fotográfica, modelos de estudos e software de planejamento virtual. O software 3D é uma ferramenta para mensuração pré e pós-operatório do volume da via aérea do paciente. Em alguns casos podemos observar no pós-operatório um aumento de até 300% e através do tratamento cirúrgico é possível reduzir ou eliminar os episódios de apneia durante o sono.
A cirurgia ortognática para avanço dos maxilares tem demonstrado resultados extremamente satisfatórios no tratamento do ronco e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. O aumento significativo do volume e melhora da permeabilidade das vias aéreas permite que os pacientes aposentem seu CPAP, possam ter uma noite de sono mais confortável e melhorando assim sua qualidade de vida. Ainda, este tratamento cirúrgico afasta o risco dos demais problemas sistêmicos causados pela SAOS como os problemas cardiovasculares e de hipertensão.
Dra. Amanda Zarpellon
Cirurgiã bucomaxilofacial
CRO 107.223
- Graduação em Odontologia – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Residência e Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – Hospital Santa Casa de Misercórdia de São Paulo